PALESTRA: ENTENDENDO A FILOSOFIA LEAN
Mais do que um programa, o Lean Manufacturing é uma filosofia de gestão, criada pela Toyota e expandida para todo o mundo, focada na eliminação de desperdícios. Compreende várias ferramentas que devem atuar em conjunto para que o sucesso da implantação ocorra e para a perpetuação dos benefícios conquistados.
Lembrando que o Lean Manufacturing é um sistema que deve fazer parte da cultura da empresa, aplicado no cotidiano e de maneira contínua.
Conteúdo Programático:
- Histórico
- Principal foco do Lean Manufacturing
- Resultados esperados com o Lean
- Tipos de desperdícios
- Perdas no chão de fábrica
- Obstáculos para implementação do Lean
- Desenhar o processo
- Mapear o processo
- Ferramentas Lean
- Produção empurrada e produção puxada
- Takt-time
Carga Horária: 3 horas
CURSO: LIDERANÇA E SINERGIA
O foco da liderança é controlar as pessoas e administrar o processo ou administrar as pessoas e controlar o processo?
Mais que distribuir tarefas e cobrar resultados, o líder deve criar facilidades para sua equipe, antevendo possíveis problemas, e valorizar as pessoas, conquistando o respeito de todos.
E para que todos se envolvam e participem da busca das metas estabelecidas, é fundamental desenvolver a sinergia no grupo.
SINERGIA - do Grego synergia, cooperação < sýn, juntamente + érgon, trabalho > - a união harmoniosa de todos para o alcance de um benefício ou um propósito comum.
O líder moderno deve ter atitudes e ações para estabelecer um ambiente saudável, onde o respeito às individualidades e confiança no outro são alguns dos pilares.
O que é importante: metas atingidas e equipe desmotivada e insatisfeita ou metas atingidas e equipe motivada e satisfeita?
Pessoas motivadas tornam-se comprometidas com elevada produtividade.
Conteúdo Programático:
- Conceito de liderança moderna e participativa
- Estilos de liderança
- Verdadeira participação na equipe de trabalho
- Formas e barreiras de comunicação
- Conhecer as pessoas e acompanhar acontecimentos
- Ambientes com sinergia
- Delegação de poderes - agilizando decisões
- Reconhecimento e motivação da equipe
- Paradigmas - entrave da criatividade
- Consequências de comportamentos resistentes a mudanças
- Estabelecimento de metas e itens de controle
Carga Horária: 12 horas
PALESTRA: MOTIVAR-SE PARA MOTIVAR
A motivação é alvo de uma busca contínua. Todos querem estar motivados sempre, seja no lado pessoal quanto profissional. Uma equipe motivada é essencial para atingir as metas estabelecidas, tem ganhos na produtividade.
No entanto, para motivar outras pessoas é fundamental que você esteja motivado. Reconhecer em si quais são os fatores que o motivam é uma etapa importante para que se possa estabelecer um ambiente colaborativo e motivado.
Quais são os elementos que o motivam? Onde encontrá-los? E, principalmente, como você se mantem motivado?
Conteúdo Programático:
- O que é motivação
- Paradigmas
- Mudanças: reação e resistência
- Estímulos positivos e negativos
- Motivando-se
- Motivar alguém
Carga Horária: 3 horas
CURSO: A PNL NA NEGOCIAÇÃO
Negociações ocorrem a todo instante. Podem ser comerciais ou internas, em reuniões entre funcionários e/ou setores da empresa, definindo ações corporativas.
É importante preparar-se para a negociação e criar facilidades estratégicas conforme as características dos participantes para adaptar-se rapidamente ao direcionamento que a negociação possa tomar.
Mesmo preparado, se a comunicação não estiver adequada, dificuldades surgirão. A aplicação de princípios de PNL (Programação NeuroLinguística) para estabelecer uma sintonia fina na forma de comunicar-se com seu interlocutor ampliará a possibilidade de obter resultados positivos.
As técnicas visam tornar as negociações mais objetivas, rápidas e participativas, bem como mostrar os papéis dos participantes de uma negociação, ressaltando a relação interpessoal.
Conteúdo Programático:
- Tipos de negociações
- Planejamento para as negociações
- Papéis dos participantes da negociação
- Negociação
- Canais de comunicação
- Estabelecendo rapport (empatia) durante a negociação
- Sintonia fina na comunicação
Carga Horária: 8 horas
PALESTRA: ATENDA BEM E VENDA MAIS
O grande diferencial competitivo no mercado atual é o atendimento aos clientes.
Seja pessoalmente, por telefone e até por e-mail, ter profissionais orientados e preparados para buscar a satisfação dos clientes já no atendimento, certamente aumentará as possibilidades de vendas.
O atendimento bem feito tem um peso muito maior que o preço na decisão pela compra.
Conteúdo Programático:
- Por que se perdem clientes?
- O atendente
- Papel do atendente
- Postura de atendimento
- Apresentação pessoal
- Conhecer os produtos/serviços da empresa
- Comunicação
- Ouvir ou escutar
- Ruídos na comunicação
- Palavras e frases apropriadas
- Atendimento ao telefone
- Motivação e entusiasmo
- A voz no tom correto
- Script do atendente
- Atendimento por e-mail
- Escrita adequada
- O cliente nervoso
- Lidando com reclamações
- Gafes no atendimento
- Impressões finais do cliente
Carga Horária: 3 horas
PALESTRA: FEEDBACK: FALAR E OUVIR
Melhorar sempre é um objetivo que se busca continuamente. Portanto, é necessário estar disposto a mudar, aprender e acrescentar.
Uma ferramenta extremamente valiosa para que a mudança aconteça envolve todo o movimento que compõe as relações interpessoais dentro de uma organização: o feedback. As pessoas que estão ao seu lado são ótimas fontes de informações para o desenvolvimento profissional.
O objetivo do feedback é edificar, construir, trazer uma visão diferente que se deve analisar, absorver e evoluir, melhorando nosso desempenho.
Lembre-se: o feedback é um presente.
Conteúdo Programático:
- Processo de comunicação
- Importância do feedback
- Objetivo do feedback
- Feedback x Crawback
- Preparar o feedback
- Dar o feedback
- Evoluir
Carga Horária: 3 horas
CURSO: MASP - METODOLOGIA DE ANÁLISE E SOLUÇÃO DE PROBLEMAS
Problemas podem ocorrer durante a execução das atividades. As soluções podem ser simples e rápidas ou demandam uma análise mais detalhada.
O foco principal desta análise é eliminar as causas para evitar a reincidência que acarreta em perdas e prejuízos.
O MASP é uma metodologia que engloba várias ferramentas para identificar claramente o problema e suas causas, estabelecendo as ações para eliminá-las.
- FERRAMENTAS GERENCIAIS
- Conceituação do ciclo "PDCA"
- Paralelo DEMAIC x PDCA x MASP
- Diagrama de causa e efeito
- Técnica de "Brainstorming"
- Técnica do PORQUES
- 5W3H
- Diagrama de fluxo do processo
- FERRAMENTAS ESTATÍSTICAS
- Folha de verificações
- Estratificações
- Gráfico de Pareto
- Histograma
- Diagrama de dispersão, gráficos de controle
- FERRAMENTAS PARA ANÁLISE E SOLUÇÕES DE PROBLEMAS
- Identificação de problema ou dificuldade
- Solução da solução
- Observação, análise, definição, implantação da solução
- Verificação, padronização e conclusão
Carga Horária: 8 horas
CURSO: GD&T - INTERPRETAÇÃO BÁSICA
O objetivo deste treinamento é identificar e interpretar as tolerâncias geométricas indicadas nos desenhos de componentes e montagens de conjuntos.
O participante identificará a simbologia e interpretará o significado das tolerâncias, sua finalidade e importância e os pontos relevantes a serem observados durante a fabricação e montagem para que o trabalho realizado esteja dentro dos valores tolerados.
Conteúdo Programático:
- Definição de elementos geométricos
- Histórico de tolerância dimensional e geométrica
- Definição de FOS, AMES, MMC, LMC, MMB e LMB
- Simbologias padronizadas (ASME Y14.5M - 2009)
- Referências e quadro de controle
- Cálculo de bônus de tolerância geométrica em função do modificador
- Definição de cada tolerância geométrica
- Modificadores aplicáveis e zonas de tolerâncias
- Cuidados durante a fabricação em função das tolerâncias geométricas
- Exercícios de interpretação
Carga Horária: 8 horas
PALESTRA: MELHORANDO SEMPRE - A GESTÃO DA EVOLUÇÃO
Pequenas mudanças podem ter resultados impactantes para a empresa, tanto internamente quanto para os clientes. Se forem contínuas, tornam-se um estímulo a todos.
As melhorias podem ser aplicadas aos produtos, aos serviços, ao ambiente de trabalho, à forma de exposição e arrumação dos produtos, às pessoas (desenvolver o conhecimento). O objetivo é criar facilidades para sua equipe e para seus clientes.
Estabelecer uma metodologia de sugestão, análise e implantação de melhorias envolvendo a participação de todos é uma forma de ter um diferencial frente à concorrência.
Conteúdo Programático:
- Melhorar sempre
- Conceito Kaizen
- Dificuldade / problema
- Pró-atividade / reatividade
- Processo de melhoria
- PDCA
Carga Horária: 3 horas
PALESTRA: OVOS COM BACON: GRUPO, EQUIPE OU TIME?
Independente da atividade desempenhada, a qualidade dos produtos e serviços da empresa oferecida ao mercado é resultado da somatória do esforço e dedicação de todos. A busca de melhoria contínua é uma necessidade para se manter e crescer em meio à concorrência.
Para ter essa realidade na empresa, as atitudes de todos devem ser voltadas para a qualidade. Ou seja, todos comprometidos com os objetivos comuns estabelecidos.
Apresentar a origem da empresa e inserir as pessoas na história presente para a construção do futuro é o passo inicial para conquistar o comprometimento, criar sinergia e cumplicidade entre todos.
Conteúdo Programático:
- Você conhece a sua empresa?
- Definindo qualidade
- Clientes internos e externos
- A relação fornecedor-cliente
- Comunicação clara
- Você e a qualidade
- Você e o cliente
- Atitudes para a qualidade
- Evolução contínua
- Responsabilidade de todos
- Comprometimento de todos
Carga Horária: 4 horas
PALESTRA: ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA DOMÉSTICA
Fazer um orçamento e elaborar, juntamente com a família, um plano de RECEITAS x DESPESAS permite identificar "gastos ocultos" e estabelecer o equilíbrio financeiro, gerando saldo positivo.
Exercer o controle sobre os "gastos" e transformá-los em investimento mostrará o quanto é prazeroso administrar as finanças domésticas. Economizar não é guardar, mas sim investir de forma consciente o seu dinheiro.
E, lembre-se, problemas financeiros tendem a afetar a vida pessoal e profissional.
Conteúdo Programático:
- Sonhos e objetivos
- Questões importantes
- Passos para um orçamento familiar
- O que considerar?
- Gastos ocultos
- Consumismo e sociedade
- Renegociar as dívidas
- Aproveitar promoções
Carga Horária: 3 horas
PALESTRA: PROGRAMA 5S's
Apresentar os princípios e a importância do programa 5S´s para criar facilidades e agilizar a execução de qualquer atividade.
Ao compreender os objetivos, benefícios e requisitos do programa 5S´s, é possível detectar pontos que geram perdas em seu processo de trabalho, padronizar ações que podem ser corporativas proporcionando aumento da produtividade e, principalmente, compreender que a participação, envolvimento e comprometimento de todos é fundamental para obter resultados.
Conteúdo Programático:
- Histórico
- Objetivo do programa
- Conceituação de cada S (Seiri, Seiton, Seiso, Seiketsu, Shitsuke)
- Objetivo de cada S
- Benefícios
- Dicas de como fazer
- Desenvolvimento do espírito de time
Carga Horária: 4 horas
CURSO: CEP - CONTROLE ESTATÍSTICO DO PROCESSO
A função básica do controle estatístico do processo é padronizar a produção de forma a evitar a variabilidade.
O monitoramento do processo fornece informações para um diagnóstico mais eficaz na prevenção e detecção de defeitos/problemas nos processos avaliados, auxiliando no aumento da produtividade e evita desperdícios de matéria-prima, insumos, produtos.
Conteúdo Programático:
- Conceitos de controle estatístico do processo
- Causas especiais e causas comuns
- Capacidade do processo, curva normal
- Amostragem e suas principais técnicas
- Variabilidade em um processo produtivo
- Carta de controle e estabilidade de um processo
Carga Horária: 16 horas
CURSO: FATORES HUMANOS NA AVIAÇÃO
Carga Horária: 8 horas
CURSO: FATORES HUMANOS NA AVIAÇÃO
O ser humano influi diretamente na segurança de uma aeronave. Há vários fatores que contribuem para que o risco seja aumentado que podem levar a graves consequências.
Conteúdo Programático:
Conteúdo Programático:
- A importância do fator humano
- O meio, a máquina, o homem
- Mitigar possibilidade de erros
- Conversando sobre erros
- Incidente x acidente
- Exemplos
- Quem é o homem:
- Características biológicas (vícios, fadiga, alimentação, preparo físico, sono inadequado, esforço repetitivo)
- Características psicológicas (memória, motivação, atenção/distração, estresse)
- Características sociais (preocupação com a família, preocupação financeira, término de relacionamento)
- Interações homem x homem
- Liderança
- Comunicação
- Influência dos pares
- Trabalho em equipe
- Interações homem x máquina
- Interações homem x ambiente
- Ruído
- Rotina
- Ergonomia
- Fatores organizacionais
- Hora extra
- Regulamentos / normas
- Documentação técnica – disponibilidade, acesso e qualidade
- Pressão do tempo (prazo)
- Efetivo insuficiente
- Mudança de atividades
- Objetivos
- Reflexões
Carga Horária: 8 horas