CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

PALESTRA: ENTENDENDO A FILOSOFIA LEAN

Mais do que um programa, o Lean Manufacturing é uma filosofia de gestão, criada pela Toyota e expandida para todo o mundo, focada na eliminação de desperdícios. Compreende várias ferramentas que devem atuar em conjunto para que o sucesso da implantação ocorra e para a perpetuação dos benefícios conquistados.

Lembrando que o Lean Manufacturing é um sistema que deve fazer parte da cultura da empresa, aplicado no cotidiano e de maneira contínua.

Conteúdo Programático:
  • Histórico
  • Principal foco do Lean Manufacturing
  • Resultados esperados com o Lean
  • Tipos de desperdícios
  • Perdas no chão de fábrica
  • Obstáculos para implementação do Lean
  • Desenhar o processo
  • Mapear o processo
  • Ferramentas Lean
  • Produção empurrada e produção puxada
  • Takt-time

Carga Horária: 3 horas


CURSO: LIDERANÇA E SINERGIA

O foco da liderança é controlar as pessoas e administrar o processo ou administrar as pessoas e controlar o processo?

Mais que distribuir tarefas e cobrar resultados, o líder deve criar facilidades para sua equipe, antevendo possíveis problemas, e valorizar as pessoas, conquistando o respeito de todos.

E para que todos se envolvam e participem da busca das metas estabelecidas, é fundamental desenvolver a sinergia no grupo.

SINERGIA - do Grego synergia, cooperação < sýn, juntamente + érgon, trabalho > - a união harmoniosa de todos para o alcance de um benefício ou um propósito comum.

O líder moderno deve ter atitudes e ações para estabelecer um ambiente saudável, onde o respeito às individualidades e confiança no outro são alguns dos pilares.

O que é importante: metas atingidas e equipe desmotivada e insatisfeita ou metas atingidas e equipe motivada e satisfeita?

Pessoas motivadas tornam-se comprometidas com elevada produtividade.

Conteúdo Programático:
  • Conceito de liderança moderna e participativa
  • Estilos de liderança
  • Verdadeira participação na equipe de trabalho
  • Formas e barreiras de comunicação
  • Conhecer as pessoas e acompanhar acontecimentos
  • Ambientes com sinergia
  • Delegação de poderes - agilizando decisões
  • Reconhecimento e motivação da equipe
  • Paradigmas - entrave da criatividade
  • Consequências de comportamentos resistentes a mudanças
  • Estabelecimento de metas e itens de controle

Carga Horária: 12 horas


PALESTRA: MOTIVAR-SE PARA MOTIVAR


A motivação é alvo de uma busca contínua. Todos querem estar motivados sempre, seja no lado pessoal quanto profissional. Uma equipe motivada é essencial para atingir as metas estabelecidas, tem ganhos na produtividade.

No entanto, para motivar outras pessoas é fundamental que você esteja motivado. Reconhecer em si quais são os fatores que o motivam é uma etapa importante para que se possa estabelecer um ambiente colaborativo e motivado.

Quais são os elementos que o motivam? Onde encontrá-los? E, principalmente, como você se mantem motivado?

Conteúdo Programático:
  • O que é motivação
  • Paradigmas
  • Mudanças: reação e resistência
  • Estímulos positivos e negativos
  • Motivando-se
  • Motivar alguém

Carga Horária: 3 horas


CURSO: A PNL NA NEGOCIAÇÃO

Negociações ocorrem a todo instante. Podem ser comerciais ou internas, em reuniões entre funcionários e/ou setores da empresa, definindo ações corporativas.

É importante preparar-se para a negociação e criar facilidades estratégicas conforme as características dos participantes para adaptar-se rapidamente ao direcionamento que a negociação possa tomar.

Mesmo preparado, se a comunicação não estiver adequada, dificuldades surgirão. A aplicação de princípios de PNL (Programação NeuroLinguística) para estabelecer uma sintonia fina na forma de comunicar-se com seu interlocutor ampliará a possibilidade de obter resultados positivos.

As técnicas visam tornar as negociações mais objetivas, rápidas e participativas, bem como mostrar os papéis dos participantes de uma negociação, ressaltando a relação interpessoal.

Conteúdo Programático:
  • Tipos de negociações
  • Planejamento para as negociações
  • Papéis dos participantes da negociação
  • Negociação
  • Canais de comunicação
  • Estabelecendo rapport (empatia) durante a negociação
  • Sintonia fina na comunicação

Carga Horária: 8 horas


PALESTRA: ATENDA BEM E VENDA MAIS

O grande diferencial competitivo no mercado atual é o atendimento aos clientes.

Seja pessoalmente, por telefone e até por e-mail, ter profissionais orientados e preparados para buscar a satisfação dos clientes já no atendimento, certamente aumentará as possibilidades de vendas.

O atendimento bem feito tem um peso muito maior que o preço na decisão pela compra.

Conteúdo Programático:
  • Por que se perdem clientes?
  • O atendente
  • Papel do atendente
  • Postura de atendimento
  • Apresentação pessoal
  • Conhecer os produtos/serviços da empresa
  • Comunicação
    • Ouvir ou escutar
    • Ruídos na comunicação
    • Palavras e frases apropriadas
  • Atendimento ao telefone
    • Motivação e entusiasmo
    • A voz no tom correto
    • Script do atendente
  • Atendimento por e-mail
    • Escrita adequada
  • O cliente nervoso
  • Lidando com reclamações
  • Gafes no atendimento
  • Impressões finais do cliente

Carga Horária: 3 horas


PALESTRA: FEEDBACK: FALAR E OUVIR

Melhorar sempre é um objetivo que se busca continuamente. Portanto, é necessário estar disposto a mudar, aprender e acrescentar.

Uma ferramenta extremamente valiosa para que a mudança aconteça envolve todo o movimento que compõe as relações interpessoais dentro de uma organização: o feedback. As pessoas que estão ao seu lado são ótimas fontes de informações para o desenvolvimento profissional.

O objetivo do feedback é edificar, construir, trazer uma visão diferente que se deve analisar, absorver e evoluir, melhorando nosso desempenho.

Lembre-se: o feedback é um presente.

Conteúdo Programático:
  • Processo de comunicação
  • Importância do feedback
  • Objetivo do feedback
  • Feedback x Crawback
  • Preparar o feedback
  • Dar o feedback
  • Evoluir

Carga Horária: 3 horas


CURSO: MASP - METODOLOGIA DE ANÁLISE E SOLUÇÃO DE PROBLEMAS

Problemas podem ocorrer durante a execução das atividades. As soluções podem ser simples e rápidas ou demandam uma análise mais detalhada.

O foco principal desta análise é eliminar as causas para evitar a reincidência que acarreta em perdas e prejuízos.

O MASP é uma metodologia que engloba várias ferramentas para identificar claramente o problema e suas causas, estabelecendo as ações para eliminá-las.

  • FERRAMENTAS GERENCIAIS
    • Conceituação do ciclo "PDCA"
    • Paralelo DEMAIC x PDCA x MASP
    • Diagrama de causa e efeito
    • Técnica de "Brainstorming"
    • Técnica do PORQUES
    • 5W3H
    • Diagrama de fluxo do processo
  • FERRAMENTAS ESTATÍSTICAS
    • Folha de verificações
    • Estratificações
    • Gráfico de Pareto
    • Histograma
    • Diagrama de dispersão, gráficos de controle
  • FERRAMENTAS PARA ANÁLISE E SOLUÇÕES DE PROBLEMAS
    • Identificação de problema ou dificuldade
    • Solução da solução
    • Observação, análise, definição, implantação da solução
    • Verificação, padronização e conclusão

Carga Horária: 8 horas


CURSO: GD&T - INTERPRETAÇÃO BÁSICA

O objetivo deste treinamento é identificar e interpretar as tolerâncias geométricas indicadas nos desenhos de componentes e montagens de conjuntos.

O participante identificará a simbologia e interpretará o significado das tolerâncias, sua finalidade e importância e os pontos relevantes a serem observados durante a fabricação e montagem para que o trabalho realizado esteja dentro dos valores tolerados.

Conteúdo Programático:
  • Definição de elementos geométricos
  • Histórico de tolerância dimensional e geométrica
  • Definição de FOS, AMES, MMC, LMC, MMB e LMB
  • Simbologias padronizadas (ASME Y14.5M - 2009)
  • Referências e quadro de controle
  • Cálculo de bônus de tolerância geométrica em função do modificador
  • Definição de cada tolerância geométrica
  • Modificadores aplicáveis e zonas de tolerâncias
  • Cuidados durante a fabricação em função das tolerâncias geométricas
  • Exercícios de interpretação

Carga Horária: 8 horas


PALESTRA: MELHORANDO SEMPRE - A GESTÃO DA EVOLUÇÃO

Pequenas mudanças podem ter resultados impactantes para a empresa, tanto internamente quanto para os clientes. Se forem contínuas, tornam-se um estímulo a todos.

As melhorias podem ser aplicadas aos produtos, aos serviços, ao ambiente de trabalho, à forma de exposição e arrumação dos produtos, às pessoas (desenvolver o conhecimento). O objetivo é criar facilidades para sua equipe e para seus clientes.

Estabelecer uma metodologia de sugestão, análise e implantação de melhorias envolvendo a participação de todos é uma forma de ter um diferencial frente à concorrência.

Conteúdo Programático:
  • Melhorar sempre
  • Conceito Kaizen
  • Dificuldade / problema
  • Pró-atividade / reatividade
  • Processo de melhoria
  • PDCA

Carga Horária: 3 horas


PALESTRA: OVOS COM BACON: GRUPO, EQUIPE OU TIME?



Independente da atividade desempenhada, a qualidade dos produtos e serviços da empresa oferecida ao mercado é resultado da somatória do esforço e dedicação de todos. A busca de melhoria contínua é uma necessidade para se manter e crescer em meio à concorrência.

Para ter essa realidade na empresa, as atitudes de todos devem ser voltadas para a qualidade. Ou seja, todos comprometidos com os objetivos comuns estabelecidos.

Apresentar a origem da empresa e inserir as pessoas na história presente para a construção do futuro é o passo inicial para conquistar o comprometimento, criar sinergia e cumplicidade entre todos.

Conteúdo Programático:
  • Você conhece a sua empresa?
  • Definindo qualidade
  • Clientes internos e externos
  • A relação fornecedor-cliente
  • Comunicação clara
  • Você e a qualidade
  • Você e o cliente
  • Atitudes para a qualidade
  • Evolução contínua
  • Responsabilidade de todos
  • Comprometimento de todos

Carga Horária: 4 horas


PALESTRA: ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA DOMÉSTICA

Fazer um orçamento e elaborar, juntamente com a família, um plano de RECEITAS x DESPESAS permite identificar "gastos ocultos" e estabelecer o equilíbrio financeiro, gerando saldo positivo.

Exercer o controle sobre os "gastos" e transformá-los em investimento mostrará o quanto é prazeroso administrar as finanças domésticas. Economizar não é guardar, mas sim investir de forma consciente o seu dinheiro.

E, lembre-se, problemas financeiros tendem a afetar a vida pessoal e profissional.

Conteúdo Programático:
  • Sonhos e objetivos
  • Questões importantes
  • Passos para um orçamento familiar
  • O que considerar?
  • Gastos ocultos
  • Consumismo e sociedade
  • Renegociar as dívidas
  • Aproveitar promoções

Carga Horária: 3 horas


PALESTRA: PROGRAMA 5S's

Apresentar os princípios e a importância do programa 5S´s para criar facilidades e agilizar a execução de qualquer atividade.

Ao compreender os objetivos, benefícios e requisitos do programa 5S´s, é possível detectar pontos que geram perdas em seu processo de trabalho, padronizar ações que podem ser corporativas proporcionando aumento da produtividade e, principalmente, compreender que a participação, envolvimento e comprometimento de todos é fundamental para obter resultados.

Conteúdo Programático:
  • Histórico
  • Objetivo do programa
  • Conceituação de cada S (Seiri, Seiton, Seiso, Seiketsu, Shitsuke)
  • Objetivo de cada S
  • Benefícios
  • Dicas de como fazer
  • Desenvolvimento do espírito de time

Carga Horária: 4 horas


CURSO: CEP - CONTROLE ESTATÍSTICO DO PROCESSO

A função básica do controle estatístico do processo é padronizar a produção de forma a evitar a variabilidade.

O monitoramento do processo fornece informações para um diagnóstico mais eficaz na prevenção e detecção de defeitos/problemas nos processos avaliados, auxiliando no aumento da produtividade e evita desperdícios de matéria-prima, insumos, produtos.

Conteúdo Programático:
  • Conceitos de controle estatístico do processo
  • Causas especiais e causas comuns
  • Capacidade do processo, curva normal
  • Amostragem e suas principais técnicas
  • Variabilidade em um processo produtivo
  • Carta de controle e estabilidade de um processo

Carga Horária: 16 horas 


CURSO: FATORES HUMANOS NA AVIAÇÃO

O ser humano influi diretamente na segurança de uma aeronave. Há vários fatores que contribuem para que o risco seja aumentado que podem levar a graves consequências. 

Conteúdo Programático:
  • A importância do fator humano
  • O meio, a máquina, o homem
  • Mitigar possibilidade de erros
  • Conversando sobre erros
  • Incidente x acidente
  • Exemplos
  • Quem é o homem:
    • Características biológicas (vícios, fadiga, alimentação, preparo físico, sono inadequado, esforço repetitivo)
    • Características psicológicas (memória, motivação, atenção/distração, estresse)
    • Características sociais (preocupação com a família, preocupação financeira, término de relacionamento)
  • Interações homem x homem
    • Liderança
    • Comunicação
    • Influência dos pares
    • Trabalho em equipe
  • Interações homem x máquina
  • Interações homem x ambiente
    • Ruído
    • Rotina
    • Ergonomia
  • Fatores organizacionais
    • Hora extra
    • Regulamentos / normas
    • Documentação técnica – disponibilidade, acesso e qualidade
    • Pressão do tempo (prazo)
    • Efetivo insuficiente
    • Mudança de atividades
  • Objetivos
  • Reflexões

Carga Horária: 8 horas